Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Safra da maçã aumenta fluxo no Posto Fiscal de Vacaria

Publicação:

A safra gaúcha da maçã começou a ser colhida no final de janeiro e segue durante todo o mês de fevereiro. Com o escoamento, cresceu o movimento do Posto Fiscal de Vacaria, tendo sido emitidas, somente no mês de janeiro, 3.423 permissões para o transporte das cargas. Responsável pelo Posto, o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Lúcio Amaral Schneider, diz que, embora o aquecimento do fluxo seja esperado nessa época, este ano o volume tem sido maior.


A média/dia de emissões de Permissão de Transporte Vegetal (PTV) pelos técnicos da Seapa varia muito, pois depende do dia da semana. No último sábado (5/02), por exemplo, – dia da semana com maior movimento -, foram emitidas 252 PTVs. De segunda à sexta-feira, a média diária vem sendo de 195 procedimentos. Aos domingos, o movimento é menor, sendo que no último, 6 de fevereiro, foram geradas 68 PTVs. Volume que pode aumentar mais em fevereiro, mês cheio para a colheita. Junto com Santa Catarina, o Rio Grande do Sul é dos principais produtores de maçã do Brasil, exportando para todos os demais estados, além de países como a Itália e a Alemanha. E Vacaria é a cidade destaque em produção da fruta no estado.


Neste ano, até 31 de janeiro, contabilizando todas as Regionais, foram emitidas 4.220 PTVs. “E isso que o movimento pela safra da maçã começou somente na segunda metade de janeiro”, lembra Schneider. Durante todo o ano de 2010, passaram pelo Posto Fiscal de Vacaria 43.189 cargas de produtos de origem vegetal, do total de 54.894 em todo o estado.


Todas as cargas de origem vegetal sob certificação fitossanitária requerem PTVs para acessar outros estados brasileiros ou outros países. A unidade fiscal de Vacaria concentra em torno de 70% do trabalho de fiscalização e emissão de PTVs, dentre os cinco postos fiscais existentes nas fronteiras do Rio Grande do Sul (Torres, Goioen(Nonoai), Marcelino Ramos e Irai). Funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação