Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Região da Campanha vence concurso leiteiro da raça Jersey

Publicação:

O tradicional Concurso leiteiro da raça Jersey teve seus resultados nesta segunda-feira (29), no Pavilhão (41) do Gado Leiteiro. O concurso foi realizado em três ordenhas, com animais até 36 meses de idade, a vaca vencedora do Box 2421, obteve uma produção de 28,2 Kg.

A Jersey é da Cabanha Cinco Salso, do expositor Claúdio Martins, município de
Aceguá. Entre as concorrentes com mais de 36 meses, a vencedora foi a vaca do Box 2481, com produção de 48 Kg. A Jersey é da Cabanha Maya, da expositora Zuleika Torrealba, município de Bagé.

A Raça vem através dos tempos obtendo respeito e admiração dos criadores. O produtor Claúdio Martins atribuiu a vitória no concurso à genética da raça e ao conjunto de práticas realizadas na propriedade. Para a Associação dos Criadores de Gado Jersey, o concurso leiteiro representa uma oportunidade da raça de comprovar a versatilidade nas propriedades rurais, as quais representam no leite a principal atividade.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey Fernando Müller, o momento atual é especial para o futuro da raça, “eu acredito que o Jersey é o gado do futuro, pois a qualidade é superior e o leite será um alimento cada vez mais consumido”.

No Brasil, o gado Jersey foi introduzido em 1896, no Rio Grande do Sul pelo pecuarista e embaixador Joaquim Francisco de Assis Brasil. A raça se expandiu e consolidou-se como a primeira produção comercial de leite do Rio Grande do Sul, na Granja Pedras Altas, no município de mesmo nome.

Texto: Marco Medronha

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação